As 5 formas de proteger modems e roteadores de ataques cibernéticos

Os ataques cibercriminosos estão crescendo acentuadamente no Brasil. Segundo relatório global da Symantec, o país já é o 3º no ranking de ameaças identificadas na internet. Os dois primeiros são China e Estados Unidos.

A ação dos crackers é realizada com o objetivo de roubar dados pessoais, como senhas bancárias, dados de cartão de crédito e sequestro de arquivos corporativos, por meio de acesso a modems e roteadores.

Neste contexto, é necessário investir em medidas de proteção para combater tais ataques, preservando a segurança da informação. Pensando nisto, destacamos 5 maneiras de reduzir as chances de ser vítima destas ações. Boa leitura!

Utilize senhas criptografadas

Alguns roteadores e modens saem de fábrica com senha padrão. Além disso, muito usuários usam códigos com palavras e números, o que pode facilitar a ação de crackers, tendo em vista que muitos criminosos utilizam softwares especializados em decifrar os acessos.

Uma das maneiras de resolver esse problema é criptografar os dados da rede Wi-fi para entrada no sistema, dificultando a descoberta, preservando ainda mais a segurança do seu negócio.

Evite usar a senha do roteador na internet

Algumas vezes os roteadores e modems são vítimas de ataques cibernéticos que visam alterar a configuração da sua plataforma de internet. Pensando nisto, não disponibilize seu acesso pela rede.

Caso você receba alguma mensagem solicitando sua senha, a recomendação é clicar em cancelar para que o ataque seja neutralizado.

Altere o DNS do provedor de internet

Existem relatos de que os hackers conseguem sequestrar as informações do DNS dos seus equipamentos. A ideia é utilizar os dados para direcionar os usuários para páginas falsas de bancos ou para instalação de alguma malware, que é um vírus que invade os computadores de forma ilícita. Neste contexto, a alternativa é utilizar um servidor de DNS diferente.

Fique atento ao HTTPS

Quando o servidor é atacado por arquivos maliciosos é normal que as páginas não venham com a extensão “HTTPS”, o que caracteriza uma conexão não segura, deixando seu sistema ainda mais vulnerável.

Neste caso, é aconselhável contratar um serviço de um especialista e não acessar páginas de bancos e compras pela internet até que o problema seja solucionado.

Utilize um bom software antivírus

Os programas de proteção antimalware possuem versões modernas que oferecem soluções eficientes, potencializando a segurança de modems e roteadores. Ter um programa instalado nas máquinas é essencial para proteção dos seus arquivos.

Além disso, vale contar com uma consultoria de um especialista para implementar uma gestão do seu servidor adequada às suas necessidades.

A RGA é especializada em estruturar estações de trabalho protegidas e com ferramentas seguras e ajustadas ao seu modelo de negócio. Quer saber mais sobre os nossos serviços? Entre em contato e faça um orçamento sem compromisso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *