As ações criminosas de crackers estão acontecendo com frequência no ambiente virtual e uma das práticas mais comuns são os ataques ransomwares. Entretanto, muitas pessoas não sabem o que é este tipo de vírus e como devem se proteger. Pensando nisto, desenvolvemos este post para esclarecermos suas dúvidas e mostrarmos as soluções. Boa leitura!
O que é um Ransomware?
Trata-se de um tipo de malware que infecta seu computador, com o objetivo de sequestrar seus dados comerciais, impedindo que você volte a acessá-los. Posteriormente, os criminosos tentam extorquir as vítimas, prometendo devolver as informações, caso uma quantia seja disponibilizada para o resgate dos dados.
Geralmente, os pagamentos são solicitados em criptomoedas, especialmente o Bitcoin. O motivo é que a moeda é segura, fato que dificulta sua localização.
Como funcional os ataques Ransomwares?
Uma das características é a variação nos formatos que invadem os computadores, fato que vem contribuindo para o aumento das ocorrências deste malware nos sistemas.
De acordo com o Relatório de Evolução das Ameaças de TI da Kaspersky, já são 16.017 mil casos registrados em 2019, número equivalente a mais que o dobro do mesmo período do ano passado, quando foram computados 7.620 situaçoes. Confira na sequência os tipos mais comuns de Ransomwares:
Cryptoloker:
Os primeiros casos deste tipo de vírus apareceram em 2013, quando usuários abriram e-mails de empresas como FedEx, DHS e UPS. Na ocasião, as vítimas eram coagidas a depositar 300 mil dólares em até 72 horas.
O programa consegue infectar arquivos e mídias removíveis, além de passar de uma máquina para outra.
Teslacrypt:
Consiste em uma variação do Cryptoloker e o alvo principal eram inicialmente jogadores de jogos online, como League Of Legends, MineCraft, entre outros. Porém, outros perfis de pessoas também podem ser vítimas.
Ele possui uma criptografia avançada que foi aperfeiçoada pelos responsáveis ao longo do tempo, fato que dificulta ainda mais sua localização e consequente remoção do sistema.
Wanna Cry:
É uma versão mais recente dos ransomwares. O caso mais emblemático deles ocorreu em 2017, quando instituições públicas, como Ministério Público do Estado de São Paulo e INSS foram afetados.
Além do descuido de alguns usuários, as instituições contavam com infraestrutura de TI antiga, facilitando ainda mais a ação dos criminosos.
Como se prevenir contra Ransomwares?
Não abra e-mails desconhecidos
Esteja sempre atento aos remetentes das mensagens, observando os domínios de e-mails que chegam na sua caixa de entrada.
Neste contexto, desconfie de mensagens suspeitas e fique alerta com popups e anúncios de jogos.
Atualize sua infraestrutura de TI
Além de possuir sistemas operacionais e softwares licenciados e antivírus atualizados, outra medida é implantar um sistema de backup eficiente na sua empresa. O resgate periódico dos arquivos pode ser a salvação do seu negócio, caso os computadores da sua companhia sejam infectados.
Com o objetivo de orientá-lo mais sobre os formatos de Backup, fica aqui a nossa dica para a leitura do post “Importância de uma Solução de Backup Eficiente para sua Empresa” que está no nosso blog.
A RGA possui ampla expertise na implantação de sistema de gestão da informação em empresas de variados segmentos. Procuramos aplicar soluções alinhadas com as necessidades dos nossos clientes, proporcionando o crescimento de todos eles.
Solicite um orçamento sem compromisso