A internet nos trouxe inúmeras vantagens e facilidades, mas também esconde diversos perigos. Vírus, malwares, spywares, sites falsos, roubo de dados e os mais variados tipos de golpe virtual são alguns dos riscos aos quais estamos frequentemente expostos quando navegamos na internet. Porém, é possível se proteger desses perigos tomando alguns cuidados a partir do momento em que você abre o seu navegador.
Cuide das suas informações pessoais e profissionais
Postar o seu endereço residencial, números de documentos e outros dados em redes sociais e sites desconhecidos é uma péssima ideia. O mesmo vale para os detalhes a respeito do seu trabalho, que não devem ser compartilhados.
Utilize senhas fortes e troque-as com frequência
Uma das dicas de navegação segura mais importantes diz respeito às senhas. É fundamental criar senhas difíceis de quebrar, mesclando letras minúsculas e maiúsculas, símbolos e números, elaborando uma combinação longa.
Baixe arquivos somente de fontes confiáveis
Vírus e malwares podem vir escondidos em meio a programas, jogos, arquivos de vídeo e áudio, que se instalam sem você perceber e fazem grandes estragos no computador, além de roubar os seus dados. Sabendo disso, não faça downloads em sites estranhos ou por meio de links enviados por desconhecidos através de e-mails ou mensagens.
Não abra anexos de e-mails suspeitos
A sua caixa de entrada anda recebendo mensagens com supostas fotos de amigos que você não vê há muito tempo, faturas de operadoras diferentes da sua ou cobranças não reconhecidas? É assim que boa parte dos vírus se espalha e, para diminuir os riscos, desconfie até mesmo dos anexos enviados por conhecidos.
Desconfie de promoções muito generosas
Na busca por ofertas, é fácil encontrar preços muito abaixo do normal e descontos generosos na internet, principalmente em lojas desconhecidas. Antes de fechar negócio, pesquise bastante aquele vendedor e mantenha a calma para não cair em tentação. Há inúmeros golpes virtuais todos os dias, portanto se cuide para não se tornar a próxima vítima.
.
.
Fonte: Blog da Avast
.