A importância do Firewall para proteção do seu negócio

Existe o ditado “Melhor prevenir do que remediar” e muitas pessoas levam ele a sério. Porém, não é essa a realidade quando falamos sobre segurança de dados armazenados em ambientes digitais. Estes espaços ainda são muito vulneráveis a ataques cibernéticos realizados por crackers.

De acordo com pesquisa da realizada pela Gartner, consultoria especializada em tecnologia, até 2020 99% dos pontos fracos explorados por criminosos virtuais serão os mesmos já conhecidos pelas empresas.

Isto acontece porque algumas companhias ainda insistem em não adotar medidas protetivas nos seus sistemas de armazenamento. É o velho hábito de só tomar uma atitude depois que o estrago já foi feito.

É importante que as companhias instalem dispositivos para proteger seu negócio de ataques maliciosos. Um deles é o Firewall, software de segurança que explicaremos na sequência como funciona e quais vantagens ele pode levar para sua empresa. Boa leitura!

O que é Firewall?

Trata-se de um dispositivo capaz de monitorar o tráfego de entrada e saída da rede de computadores, definindo quais perfis de arquivos podem ser compartilhados na plataforma.

A tecnologia é uma das mais usadas no mercado há mais de 25 anos e basicamente executa a função de bloquear os arquivos suspeitos e liberar aqueles que não oferecem perigo.

Grosseiramente falando, ele trabalha como uma portaria de um uma boate, onde é permitida a entrada somente daqueles que possuem o passaporte ou autorização para entrar, enquanto que os que não possuem a liberação ficam fora da festa.

Como funciona o Firewal?

Até aqui você já sabe que ele é um bloqueador de dados, certo? Mas vamos pensar em um ambiente com vários computadores, onde o Firewall é a ferramenta responsável por proteger toda a rede de possíveis invasores. Como ele é um dispositivo que restringe a entrada dos dados, é importante definir políticas do que é ou não permitido, de acordo com a necessidade do cliente.

Estabelecer um bloqueio muito rígido em uma estrutura pode ser uma boa medida protetiva, porém, ele torna o sistema muito inflexível, dificuldando até mesmo o tráfego de informações confiáveis.

Neste caso, a melhor saída é criar a condição para que todo dado passe por uma autorização prévia do administrador para ser transmitido normalmente. Em outras situações, é possível permitir o acesso de dados com extensões específicas, como HTTP (sigla para Hypertext Transfer Protocol).

A estrutura do Firewall deve atender as suas particularidades e necessidades. Mas como escolher o modelo mais adequado para o seu negócio? Na sequência, mostraremos três regras que devem ser levadas em consideração. Vem comigo!

1. Analise o porte da empresa e o nível de complexidade

Antes de escolher qual modelo de Firewall é adequado a sua empresa é importante levar em consideração a infraestrutura do seu negócio. Pequenas empresas não são imunes a ataques cibernéticos, porém, nestes casos, uma rede de segurança simples e isolada já proporciona uma proteção muito eficiente.

As companhias de médio e grande porte que possuem filiais, equipes de vendedores externos, já precisam de uma solução mais avançada com soluções atreladas a outros recursos, como Proxy web, Antivírus, etc.

O sistema a ser utilizado terá relação direta com a estrutura de sua rede de computadores e como eles são interligados. Para saber mais como funciona esse ambiente, sugerimos a leitura do post “A importância de um Sistema de Cabeamento Estruturado”, que está aqui no nosso blog.

2. Avalie sua estrutura física

A escolha do firewall correto também passa pela análise de como funciona sua rede física. Nas empresas que funciona com usuários de desktop, o firewall de hardware é o mais indicado, pois sua configuração é mais simples e muito eficaz.

Porém, caso os usuários se desloquem corriqueiramente o ideal é possuir um firewall de software, pois garante a segurança dos dados em ambientes menos confiáveis. Ainda é possível combinar os dois formatos, ou seja, a primeira opção para ambiente doméstico e corporativo e a segunda alternativa para ser usado fora do escritório.

3. Conte com uma ajuda de um profissional

A escolha de um firewall adequado para o seu negócio deve ser feita com ajuda de um profissional da área de TI. Eles conseguem fazer uma análise da sua infraestrutura e indicar qual perfil de proteção mais adequado para seu sistema.

A RGA Informática realiza consultoria e orienta seus clientes sobre como promover uma gestão de segurança de dados eficiente para seu negócio. Ficou interessado? Entre em contato e faça um orçamento sem compromisso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *