Como está a produtividade da sua empresa de Comércio Exterior?

Após uma vasta atuação COMO ANALISTA DE SISTEMAS, com passagens por várias empresas, me direcionei para o setor de Comércio Exterior.  Na empresa em que atuei, o foco era a prestação de serviço em logística Internacional para importadores e exportadores, incluindo o setor de Desembaraço Aduaneiro e Fretes Internacionais.

Primeiramente me inteirei de todas as rotinas operacionais que envolviam o trabalho da  organização, apoio aos usuários e necessidade dos clientes. E foi justamente aí que  me deparei com inúmeras burocracias que este segmento enfrentava na utilização dos sistemas disponibilizados pelo Governo, como o SISCOMEX, e também os órgãos anuentes, tais como : Anvisa, Ministério da Agricultura, Exército, etc.

Combinadas, a urgência da necessidade de exportar ou importar, com as burocracias enfrentadas pelos softwares disponibilizados pelo Governo para a gestão do comércio exterior, comecei a buscar maneiras de otimizar este trabalho. Foi aí que percebemos a importância de um bom Software de gestão alinhado ao negócio da empresa.  Neste período tínhamos o software da Bysoft que se propunha a fazer uma gestão de Comércio Exterior, OFF LINE, facilitando assim a geração de vários documentos e rotinas operacionais.

Decidimos investir nesta estratégia e começamos a ter resultados operacionais e de melhora da produtividade na empresa. Outra ação foi  colocar todas as rotinas dentro do software, onde tivemos uma gestão melhor e maior interação com os sistemas da Receita. Começamos a ter gestão e organização no dia a dia da empresa, porém, mesmo com toda esta estratégia ainda havia alguns procedimentos que continuavam sendo gerenciados manualmente, até mesmo pelo fato de não oferecerem possibilidade de integração.

Com muita análise, estudo, apoio e parceria da Bysoft, conseguimos otimizar a maioria dos processos e nos tornamos modelo de gestão para outras empresas deste segmento. Neste período fiz uma Pós Graduação, na PUCMINAS, onde levei para análise um dos principais problemas para a gestão do setor de comércio exterior: a UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES DIFERENTES. Após muito estudo cheguei a uma tese orientando como este perfil de empresa poderia enfrentar esta barreira de utilizar tantos sistemas diferentes e ao mesmo tempo conseguirem ter gestão dos processos.

Trabalhei durante 7 anos em uma Comissária de Despacho Aduaneiro e Agente de cargas Internacionais, onde conseguimos criar um modelo de trabalho a ser seguido.  Depois deste período foi constituída a RGA INFORMÁTICA, com o intuito de levar este conhecimento de gestão em comércio exterior para diversas empresas mineiras e posteriormente expandindo para outros estados.

Somos Canal Bysoft há 10 anos. Com isso, soma-se a nossa experiência 17 anos em gestão de TI para empresas de comércio exterior. Alinhamos a gestão de processos de Comércio Exterior com a Gestão de TI, utilizando a Terceirização da TI (Tecnologia da Informação), para que empresas especializadas cuidem de todo o parque tecnológico, ou seja, redes, servidores, máquinas, etc.

Se você é uma empresa de comércio exterior e está com dificuldades na Gestão de TI e otimização de processos fale com a RGA. Somos especialistas em GESTÃO DE TECNOLOGIA PARA COMÉRCIO EXTERIOR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *