Saiba como se proteger na navegação em sites e smartphones

Navegar na internet de maneira segura não tem sido tarefa fácil nos últimos tempos, em função dos ataques cibernéticos que ocorrem com frequência, assustando muitos daqueles que navegam pela rede mundial de computadores.

De acordo com estudo da Kapersky Lab, empresa produtora de softwares de segurança para a Internet, intitulado Panorama de Ciberameaças na América Latina, o Brasil é o país que lidera o ranking de ataques cibercriminosos na América Latina. Atrás do Brasil, ficam Venezuela, Chile, Equador, Guatemala, Panamá, Honduras, México e Argentina.

E isso acontece por vários motivos, mas um deles é o fato das pessoas não investirem em mecanismos de proteção dos seus dados. Neste contexto, vamos abordar algumas dicas de prevenção para não ser vítima de crackers da internet. Fique ligado!

Mudança de senha e configurações padrão

Tenha regras de acesso ao seu roteador e outros dispositivos como e-mail e smartphones. Evite usar dados fáceis como sua data de aniversário, endereço, entre outras informações.

Outra dica é não utilizar a mesma senha para diferentes tipos de conta. Caso você tenha dificuldade em memorizar diferentes números, não deixe de instalar gerenciadores para auxiliá-lo nessa tarefa.

Use dispositivos de proteção da rede

Sempre mantenha instalado sistemas de Firewall no seu computador, que consiste em um dispositivo que monitora todo o tráfego no seu computador, controlando a entrada e saída de dados.

Neste formato, é possível manter a confiabilidade na transferência e envio de dados, proporcionando maior segurança.

Caso queiram saber mais sobre o Firewall, nós produzimos um post especial intitulado “A importância do Firewall para proteção do seu negócio”, que está no blog da RGA.

Não deixe de atualizar sistema operacional e demais softwares

É muito importante manter o sistema operacional e os outros programas atualizados, pois a cada versão o sistema fica menos vulnerável, uma vez que os desenvolvedores já corrigiram falhas anteriores.

Pensando nisso, não deixe de respeitar as notificações de atualização do seu equipamento. Quando recebê-las providencie a instalação das novas versões e verifique sempre se os seus dispositivos estão trabalhando com versões novas.

Esses cuidados também valem para os smartphones. Além disso, evite usar aplicações de terceiros, como complementos, extensões e plug-ins. Procure utilizar programas de fontes confiáveis e que sejam bem avaliadas.

Evite o phishing

O phishing é uma tentativa de enganar você e tentar extrair informações sobre seus dados e isso pode acontecer de várias maneiras. Por exemplo, um cracker pode criar uma página falsa com login, visando conseguir o seu acesso de forma criminosa.

Portanto, nunca clique em links duvidosos, verifique cuidadosamente o URL para garantir que seus números só sejam inseridos em portais e apps confiáveis.

Ainda com dúvidas sobre como usar seus dispositivos com segurança? Você está usando tecnologia atualizada? Deixe aqui o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *