Afinal, o que é Proxy? Entenda a sua importância

Viabilizar condições seguras de navegação e transferência de dados na internet é essencial para usuários domésticos e empresas. Esta é a forma de garantir a integridade das informações compartilhadas no ambiente digital. E um dos mecanismos que contribuem para isso é o Servidor Proxy, tecnologia capaz de proteger os internautas no ambiente online.

Mas como esta ferramenta funciona na prática? Estes e outros questionamentos serão respondidos na sequência deste post. Continue com a gente!

O que é o servidor Proxy?

Quando você entra em um site o seu endereço de IP é exposto automaticamente, fato que deixa seu sistema vulnerável para que outras pessoas possam acessar suas informações. Tal situação não é recomendável, pois aumenta o risco de crackers sequestrarem os arquivos.

O Servidor Proxy faz com que o IP do seu computador não seja reconhecido, viabilizando uma navegação mais segura, evitando que dados estratégicos sejam compartilhados erroneamente.

Na prática ele funciona da seguinte forma: sem o proxy, o browser transfere a solicitação do usuário para o navegador. Posteriormente, o pedido é repassado ao DNS, que tem a função de localizar ao portal e transferir para o navegador.

Com o Servidor Proxy, o requerimento passa previamente por ele e a página pode ser carregada em sua própria plataforma (versão em cache), ou é criado um IP personalizado, com o intuito de proteger os dados do usuário.

Quais os tipos mais comuns de Proxy?

Open proxy

Perfil aplicado para proporcionar armazenamento de arquivos e outros dados acessados durante a navegação. Este formato reduz o consumo de banda larga durante os acessos.

Forward proxy

Considerado um dos formatos mais usados atualmente, o Forward proxy viabiliza o acesso de uma máquina a redes maiores, tal como a internet. Um filtro interno protege os computadores neste processo.

Reverse proxy

Este formato tem a função de articular a relação entre servidores e a internet. O objetivo aqui é fazer uma triagem dos dados gerados pelos clientes e selecionar o que pode ser encaminhado para o servidor principal.

Preciso pagar para ter um servidor Proxy?

Existem modalidades de serviços de proxies que tem um custo, pois existem empresas especializadas em desenvolver este tipo de sistema. A principal vantagem é que eles são mais seguros. Também existe a opção gratuita, mas que é mais vulnerável a possíveis ataques cibernéticos.

Conclusão

Com o elevado número de informações que circulam pelas plataformas digitais é imprescindível o investimento em segurança na web. Neste contexto, existem empresas especializadas em desenvolver mecanismos de gestão e controle de acesso a dados na internet.

A RGA tem total expertise no assunto e conta com uma equipe especializada em ajudar você a implantar uma eficiente gestão de acesso a rede na sua empresa. Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com um dos nossos consultores e saiba mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *